Alípio Rodrigues

Nome Completo:   Alípio Rodrigues de Oliveira Neto

Partido:   PODEMOS

Data de Nascimento:   3 de Julho de 1962

Telefone:   34448353

E-mail:   alipio.rodrigues@vereador.cmfor.ce.gov.br

Número do Gabinete:   28

Fax:  

Biografia:  

 

Um mandato a serviço do interesse popular. Alípio Rodrigues de Oliveira Neto é um vereador cuja atuação é marcada pela diversidade de ações. Suas iniciativas parlamentares encontram eco nas mais variadas áreas concernentes ao exercício do Poder Público, de modo a influenciar no dia a dia de toda a cidade de Fortaleza, mesmo tendo uma identificação toda especial com o Grande Pirambu.

Alípio Rodrigues é formado em Administração de Empresas pela UNICE, e assumiu a vaga de vereador de Fortaleza no ano de 2007, como suplente, por um período de seis meses. Já no ano seguinte, conquistou seu primeiro mandato na CMFor, ao obter 6.064 votos, pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN). Nas eleições deste ano, Alípio teve seu trabalho reconhecido pela população de Fortaleza, e foi reconduzido para mais um mandato no Legislativo da Capital, obtendo 6.638 sufrágios.

Na Câmara Municipal de Fortaleza, passou a integrar importantes Comissões Permanentes, como: Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, da Mulher, da Juventude, da Criança e do Idoso; Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda; e Comissão de Segurança Pública.

Alípio Rodrigues exerce um mandato com destacada atividade legislativa, tendo apresentado iniciativas como o Projeto de Lei 0103/11, que visa à Preservação do Estádio Presidente Vargas contra atos de vandalismo; Projeto de Lei 0167/2012, que institui o Prêmio Amigo da Terceira Idade; Projeto de Lei 0012/2012, propondo que sejam realizadas Fiscalizações e Inspeções Periódicas em Edificações construídas no âmbito de Fortaleza; Projeto de Lei 0139/10, que proporciona a Inclusão Social e a Criação de Espaços Públicos Adaptados para Crianças com Deficiência, em parques e áreas de lazer de Fortaleza; Projeto de Lei 0388/2009, que modifica a lei que cria o Parque Ecológico da Lagoa da Parangaba, projeto que dá mais poder de fiscalização ao Município contra as ações lesivas ao meio ambiente.

Alípio é autor ainda da indicação 216/2010, que disponibiliza aos usuários dos terminais de ônibus de Fortaleza o acesso gratuito a Internet banda larga; o 209/2010, que autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder aos agentes comunitários de saúde e agentes sanitaristas bicicletas; e o 108/2010, que institui o programa “Ecobike”, para incentivar o uso de bicicletas visando à melhoria das condições de mobilidade urbana.

Nas comunidades, Alípio tem desenvolvido um trabalho no sentido de fomentar o segmento socioeconômico e cultural, com foco na juventude, materializado nos projetos de capacitação profissional e empreendedorismo, como Banco Popular do Pirambu, responsável pelos financiamentos para pequenos negócios e prestação de serviços. Criou ainda o Pirambu Festeiro, o maior evento junino da região, gerando renda e valorizando a cultura, e anualmente contribui com a realização da “Caminhada com Maria”, ressaltando ser devoto da santa Católica.

Alípio Rodrigues nasceu no Município de Russas-CE, lugar com o qual mantém vínculo, por meio da atividade como agropecuarista. Comerciante atacadista no Grande Pirambu, é casado com Ângela Maria Amaral Barbosa e pai de Alípio Filho e Ângelo Barbosa.