Casimiro Neto

Nome Completo:   Casimiro Leite de Oliveira Neto

Partido:   MDB

Data de Nascimento:   8 de Fevereiro de 1954

Telefone:   34448360

E-mail:   casimiro_neto@vereador.cmfor.ce.gov.br

Número do Gabinete:   16

Fax:  

Biografia:  

Melhorias para o trânsito da cidade, qualidade na prestação do serviço público, ações de prevenção de doenças infectocontagiosas como a dengue e vistoria preventiva em edifícios como forma de evitar acidentes. São temas variados, que fazem parte do cotidiano de toda a cidade, e que constituem objeto de preocupação recorrente nos pronunciamentos do vereador Casimiro Neto (PP).

Casimiro Leite de Oliveira Neto foi eleito pela primeira vez vereador de Fortaleza em 2000, com 6.609 votos, depois de dois mandatos como deputado estadual. Trabalhou no Palácio do Bispo, quando César Neto era prefeito de Fortaleza. Nasceu em 8 de fevereiro de 1954. Filho da ex-vereadora Maria José Oliveira, que deixou a Câmara em 2000, depois de 28 anos de mandato ininterruptos. Seu pai, José Batista de Oliveira, foi vereador, deputado estadual e presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Formado em Direito, é empresário. Já pertenceu ao PSC. Tem na Bela Vista, onde nasceu, o seu principal reduto eleitoral. Casado com Redna Novais de Oliveira, tem três filhos. Foi presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC). Na Câmara exerceu o cargo de segundo vice-presidente na gestão José Maria Couto, 2001/2002 e de segundo secretário da Mesa Diretora do Legislativo Municipal, no biênio 2011-2012.

Casimiro teve as seguintes votações para vereador: 6.609 (2000 – PPB); 8.319 (2004 – PP); 8.766 (2008 – PP) e 8.662 (2012 – PP). Na Câmara, foi autor de variados projetos, tais como o de indicação que dispõe sobre a criação do crematório público de Fortaleza e do projeto de Lei que institui o Estatuto Municipal do Idoso. De acordo com o parlamentar o projeto tem como finalidade aglutinar todos os direitos e deveres dos idosos em uma única lei, para que se possa estabelecer no município uma estrutura mais complexa e estruturada no que se refere ao segmento. Ele afirma que tem como objetivo zelar e respeitar a integridade dos idosos no sentido que seus direitos como cidadãos que muitos fizeram por nosso país, sejam reconhecidos.

O projeto que dispõe sobre a adaptação de uma faixa de praia no calçadão da Beira-mar para que deficientes físicos tenham acesso à praia também é de autoria de Casimiro Neto. Segundo o vereador, a proposta visa a dar acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, no principal cartão postal da capital cearense. Segundo ele, a meta é que essa adaptação pode ser realizada em diversos outros locais, tornando Fortaleza uma cidade inclusiva.

Outra iniciativa de Casimiro Neto dispõe sobre a apreensão de animais de grande porte e encaminha para o Centro de Zoonoses. O vereador destaca que é comum nos bairros periféricos a presença de animais de grande porte como jumentos, burros e até cavalos nas ruas, causando inclusive risco a motoristas desavisados. Ele diz que esse serviço, além de preventivo, tem como meta preservar a vida dos animais no sentido de direcioná-los para locais mais apropriados. Ele apresentou ainda o projeto que cria o projeto “Domingo na Praça” em Fortaleza, que se destina a criar espaços de lazer para que as comunidades possam interagir, com oferecimentos de esporte, brincadeiras lúdicas e outras atividades nos espaços públicos.