Elpídio Nogueira

Nome Completo:   Elpídio Nogueira Moreira

Partido:   PDT

Data de Nascimento:   30 de Julho de 1952

Telefone:   (85) 3444.8319

E-mail:   enmoreira@hotmail.com

Número do Gabinete:   01

Fax:  

Biografia:  

 

Elpídio Nogueira Moreira é filho de Antônio Moreira de Oliveira e Maria Alice Nogueira Oliveira. Nasceu em 30 de julho de 1952, em Acopiara – CE. Casado com Erbene Guimarães Moreira, tem quatro filhos: Luise Eline, Ludmilla Aline, Eric Lincoln e Lise Anne.

É médico formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1980. Cursou Administração Hospitalar (1986 – Uece). Pós-graduado pela Unifor, em Medicina do Trabalho (1987), Gestão Hospitalar, pela UFC (1984), Administração de Recursos Humanos, pela Uece (1993), Ultrassonografia, pela Clínica Diagnosis, Ribeirão Preto (SP), em 1997. Votações: 6.313 (1996 – PMDB); 6.400 (2000 – PPS); 6.800 (2004 – PPS); 10.520 (2008 – PSB), 10.110 (2012).

Já foi diretor do Gonzaguinha da Barra do Ceará. É diácono da Igreja Batista.Tem base eleitoral nas igrejas evangélicas e na Zona Oeste (Barra do Ceará, Olavo Oliveira, Quintino Cunha, Jardim Guanabara). É irmão do deputado estadual José Sarto, presidente da Assembleia Legislativa e ex-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza.

Como parlamentar, apresentou projetos de lei ordinária, complementar, de indicação, emendas à Lei Orgânica, requerimentos, dentre outras. Quanto aos projetos de indicação Elpídio apresentou o que institui o Programa Municipal de Mamografia Móvel, no âmbito do município de Fortaleza; o que define conceitos para implantação da política de diagnóstico e tratamento da depressão pós-part e o que estabelece a periodicidade semestral obrigatória na vistoria de veículos de transporte escolar.

Com relação aos projetos de lei complementar podem ser citados o que dispõe sobre a realização de vistorias técnicas periódicas e manutenção preventiva das edificações, no âmbito do município de Fortaleza; o que dispõe sobre o uso de suporte para bicicletas nos ônibus integrantes da frota de transportes coletivos em Fortaleza e o que dispõe sobre a adaptação dos semáforos aos portadores de daltonismo, no âmbito do município de Fortaleza.

Já os projetos de lei ordinária, o vereador apresentou o 208/2012 que garante o direito de levar acompanhante de livre escolha aos usuários do SUS, quando da realização de consulta e exames médicos; o 181/2012 que institui o “dia da reforma protestante” no âmbito do município de Fortaleza e o 180/2012 – que dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos do comércio varejista a fixar, em local visível, cartaz informando a forma de pagamento nos mesmos adotada.

Ainda neste ano o vereador Elpídio apresentou o projeto de lei ordinária que cria o serviço de agendamento de consulta pela internet na rede pública básica de saúde do Sistema Único de Saúde – SUS, no âmbito do município de Fortaleza, com o objetivo de facilitar a vida dos pacientes e acabar com as intermináveis filas no setor.