Acrísio Sena

Nome Completo:   José Acrísio de Sena

Partido:   PT

Data de Nascimento:   11 de Julho de 1962

Telefone:   3444.8377

E-mail:   vereadoracrisio@gmail.com

Número do Gabinete:   05

Fax:  

Biografia:  

No seu terceiro mandato consecutivo, José Acrísio de Sena obteve 6.239 votos na eleição de 2016. É o atual presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Habitação, Meio Ambiente, Viação e Transporte da Câmara Municipal de Fortaleza.

Eleito para o primeiro mandato em 2008, com mais de 9 mil votos, o vereador Acrísio Sena foi fundador (1983) e ex-presidente (1991) da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Ceará. Nascido em Fortaleza, em 11 de julho de 1962, Acrísio passou a fazer parte dos movimentos sociais no bairro de Antônio Bezerra na década de 80. Quando bancário, seguiu para o movimento sindical, onde foi articulador do Movimento de Oposição Bancária (MOB) e dirigente do Sindicato dos Bancários do Ceará.

Formado em História pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), com mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Acrísio também foi assessor de diversos sindicatos, entre eles do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria e Construção Civil, dos Comerciários e dos Fazendários.

Em 2004, foi um dos principais apoiadores da candidatura da então deputada estadual Luizianne Lins à Prefeitura de Fortaleza. Entre 2005 e 2008, foi presidente do Instituto Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos (Imparh). Até julho de 2010, atuou como líder da prefeita Luizianne Lins no Legislativo. Em dezembro do mesmo ano, foi eleito presidente da Câmara Municipal de Fortaleza no biênio 2011-2012.

Foi reeleito em 2012, com 10.769 votos. No segundo mandato, foi presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Câmara de Vereadores de Fortaleza. Em 2013, Acrísio foi escolhido, pela quarta vez consecutiva, um dos quatro Melhores Vereadores do Ceará de 2012, através da promoção “Melhores da Política e da Administração Pública e Social do Ceará”, realizada pela PPE Promoções e Eventos.

Dentre as seus principais leias de sua autoria, destacam-se o Estatuto da Segurança Bancária – que reduziu quase a zero os assaltos e saidinhas na capital –, a Lei da Inspeção Predial e a Lei que obrigou os estacionamentos de Fortaleza a cobrarem de forma fracionada.